Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Parceiros e Links



Na concepção dos textos e informação apresentados nos conteúdos da exposição, o Centro de Ciência obteve colaboração por parte de diversas pessoas, nomeadamente através da proximidade com a Universidade dos Açores e consequentemente docentes e investigadores com especialidade nas diferentes áreas em que se ramificam os ecossistemas. Desta forma, as fontes tornam a informação credível quer a nível de conteúdos, quer de imagens ilustrativas.

Além da colaboração individualizada de cada autor, a exposição “Ecossistemas naturais dos Açores” conta também com a cooperação de grupos de investigação da Universidade dos Açores - Departamento de Ciências Agrárias, e outros membros associados, sendo um deles o grupo CITA-A – unidade pluridisciplinar de investigação e prestação de serviços na área das ciências agrárias e do ambiente que assumem várias funções, entre as quais o fomento da realização de investigação científica fundamental e aplicada, a organização e promoção de actividades de prestação de serviços à comunidade.

De referir o Portal de Biodiversidade dos Açores, a que também pertence o grupo CITA-A, e à semelhança daquele, este também é constituído por investigadores, docentes e outros membros da universidade dos Açores. O Portal da Biodiversidade dos Açores é um recurso único para a investigação fundamental em sistemática, biodiversidade, educação e gestão da conservação dos Açores. Fornece igualmente uma plataforma para a investigação em biogeografia e Macroecologia dos Açores.

Importância para as parcerias com a Associação de defesa do ambiente Gê-Questa, com o Sr. Carlos Pereira da SPEA e a Drª Cecília Melo, da Universidade dos Açores, na produção de cadernos de identificação de aves selvagens que se encontram no separador “Materiais Didácticos”.

Referência ao projecto CLIMAAT e CLIMARCOST, e à AEAI - Associação para o Estudo do Ambiente Insular, ao nível da cedência de artigos e bibliografia técnica sobre climatologia.

Finalmente, referir os Portais “BirdingAzores”, “Aves de Portugal”, agradecendo em especial ao Dr. Staphan Rodebrand e Sr. Carlos Pereira pela cedência de fotografias de aves migratórias e autorização para a colocação de links no site da exposição e ao Doutor Filipe Barata também pela cedência de fotografias. Uma nota ainda para o site SIARAM – Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores – da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, de onde extraímos algumas das imagens da exposição.




Informação Adicional / Sites de Referência

Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos: http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/sref

Secretaria Regional do Ambiente e do Mar: http://servicos.sram.azores.gov.pt

SIARAM Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores: http://siaram.azores.gov.pt/

Universidade dos Açores - Departamento de Ciências Agrárias: http://www.dca.uac.pt/

Universidade dos Açores - Departamento de Biologia: http://www.db.uac.pt/

Universidade dos Açores - Departamento de Ciências da Educação: http://www.dce.uac.pt/

GESPEA - Grupo de Trabalho para o Estudo do Património Espeleológico dos Açores: http://www.speleoazores.com/

Portal da Biodiversidade dos Açores (CITA-A): http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/

RCE - Regional Centre of Expertise - Açores: http://rceazores.ning.com/

Associação de Defesa do Ambiente Gê-Questa: http://ge-questa.blogspot.com/

Os Montanheiros, Sociedade de Exploração Espeleológica: http://www.montanheiros.com





Divulgação

Abertura de Bolsa de Investigação (Licenciado)

1 - Concurso para recrutamento de um bolseiro de investigação “Estratégias de monitorização ecológica do impacto na biodiversidade de sistemas de energias renováveis, em fase de produção”, nas seguintes condições:

2 - Qualificações e requisitos exigidos:

Licenciatura em Engenharia e Gestão do Ambiente ou áreas afins;

Conhecimentos avançados da vegetação e flora dos Açores e espécies protegidas.

Experiência profissional em:

a)    Flora e vegetação dos Açores;

b)    Identificação de espécies e de habitats naturais dos Açores;

c)    Metodologias de recolha de dados de campo em ecologia e biomonitorização;

Será ainda valorizado na avaliação experiência em programas de monitorização ecológica e em inventários e planeamento de trabalhos de campo em ecologia vegetal, bem como conhecimento da rede natura 2000 e parques naturais dos Açores. São ainda condições importantes ter carta de condução; capacidade de preparar relatórios técnico/científicos; línguas estrangeiras (Inglês); Capacidade de trabalho em equipa.

3 - A orientação científica do bolseiro ficará a ca/a>rgo da Doutora Cândida Margarida Ferreira Mendes.

4 - Os métodos de seleção a utilizar no presente concurso contemplam a avaliação curricular e, eventualmente, entrevista.

5 - Os requerimentos deverão ser acompanhados da seguinte documentação:

a) Curriculum vitae

b) Cópia de certidão de habilitações académicas.

c) Cópias dos documentos comprovativos das qualificações, experiências profissionais e, eventualmente, portefólio.

d) Outros documentos que o candidato considere relevantes.

6 - A presente Bolsa comporta as seguintes condições:

a) Subsídio mensal no valor de 780€ (setecentos e oitenta euros) à qual acresce o seguro social voluntário por apresentação do comprovativo de pagamento.

b) Celebração de um contrato de bolsa com a duração 12 meses, eventualmente renovável.

c) O trabalho a desenvolver pelo bolseiro, no âmbito do projeto, compreende o desenvolvimento de programas de estudo incluídos no plano de monitorização para avaliar do estado de conservação dos habitats e espécies terrestres.o:p>

7 - O júri responsável pela seleção dos candidatos será constituído por: Prof. Doutor Alfredo Borba, Doutor Dinis Pereira e Doutora Cândida Mendes.

As candidaturas devem ser formalizadas através de requerimento e, deverão ser enviadas por correio eletrónico para aeai@oaacores.pt. O concurso encontra-se aberto no período de 09 a 13 de setembro de 2019.

8 - Esclarecimentos adicionais ou correspondência via e-mail poderão ser solicitados através da morada eletrónica: secretariado.geva@gmail.com