Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Parceiros e Links



Na concepção dos textos e informação apresentados nos conteúdos da exposição, o Centro de Ciência obteve colaboração por parte de diversas pessoas, nomeadamente através da proximidade com a Universidade dos Açores e consequentemente docentes e investigadores com especialidade nas diferentes áreas em que se ramificam os ecossistemas. Desta forma, as fontes tornam a informação credível quer a nível de conteúdos, quer de imagens ilustrativas.

Além da colaboração individualizada de cada autor, a exposição “Ecossistemas naturais dos Açores” conta também com a cooperação de grupos de investigação da Universidade dos Açores - Departamento de Ciências Agrárias, e outros membros associados, sendo um deles o grupo CITA-A – unidade pluridisciplinar de investigação e prestação de serviços na área das ciências agrárias e do ambiente que assumem várias funções, entre as quais o fomento da realização de investigação científica fundamental e aplicada, a organização e promoção de actividades de prestação de serviços à comunidade.

De referir o Portal de Biodiversidade dos Açores, a que também pertence o grupo CITA-A, e à semelhança daquele, este também é constituído por investigadores, docentes e outros membros da universidade dos Açores. O Portal da Biodiversidade dos Açores é um recurso único para a investigação fundamental em sistemática, biodiversidade, educação e gestão da conservação dos Açores. Fornece igualmente uma plataforma para a investigação em biogeografia e Macroecologia dos Açores.

Importância para as parcerias com a Associação de defesa do ambiente Gê-Questa, com o Sr. Carlos Pereira da SPEA e a Drª Cecília Melo, da Universidade dos Açores, na produção de cadernos de identificação de aves selvagens que se encontram no separador “Materiais Didácticos”.

Referência ao projecto CLIMAAT e CLIMARCOST, e à AEAI - Associação para o Estudo do Ambiente Insular, ao nível da cedência de artigos e bibliografia técnica sobre climatologia.

Finalmente, referir os Portais “BirdingAzores”, “Aves de Portugal”, agradecendo em especial ao Dr. Staphan Rodebrand e Sr. Carlos Pereira pela cedência de fotografias de aves migratórias e autorização para a colocação de links no site da exposição e ao Doutor Filipe Barata também pela cedência de fotografias. Uma nota ainda para o site SIARAM – Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores – da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, de onde extraímos algumas das imagens da exposição.




Informação Adicional / Sites de Referência

Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos: http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/sref

Secretaria Regional do Ambiente e do Mar: http://servicos.sram.azores.gov.pt

SIARAM Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores: http://siaram.azores.gov.pt/

Universidade dos Açores - Departamento de Ciências Agrárias: http://www.dca.uac.pt/

Universidade dos Açores - Departamento de Biologia: http://www.db.uac.pt/

Universidade dos Açores - Departamento de Ciências da Educação: http://www.dce.uac.pt/

GESPEA - Grupo de Trabalho para o Estudo do Património Espeleológico dos Açores: http://www.speleoazores.com/

Portal da Biodiversidade dos Açores (CITA-A): http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/

RCE - Regional Centre of Expertise - Açores: http://rceazores.ning.com/

Associação de Defesa do Ambiente Gê-Questa: http://ge-questa.blogspot.com/

Os Montanheiros, Sociedade de Exploração Espeleológica: http://www.montanheiros.com



Abertura de Bolsa de Investigação (Licenciado)

1 - Concurso para recrutamento de um bolseiro de investigação no âmbito dos programas de promoção da ciência e de divulgação do conhecimento científico para a cidadania, do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, sobre o tema “Desenvolvimento de modelos de comunicação para a promoção a sensibilização da sociedade para o valor do ambiente e a importância dos serviços dos ecossistemas”, nas seguintes condições:

2 - Qualificações e requisitos exigidos:
- Formação superior (licenciatura) em Design e Comunicação.

Experiência profissional em:
- Design de comunicação em promoção e educação ambiental;
- Audivisuais e multimédia aplicadas à promoção ambiental;
- Web design e utilização de redes sociais;
- Conceção de Programas de Formação para jovens em centros de ciência, interpretação e de divulgação ambiental: workshops, ateliers criativos, jogos didáticos e atividades de exterior;
- Promoção do conhecimento científico (workshops, gestão de eventos e ateliers criativos, feiras, jogos didáticos e exposições);
- Criatividade e Inovação aplicada à gestão do processo criativo em equipas multidisciplinares e conceção de produtos sustentáveis;
- Produção de material de promoção impresso (cartazes, desdobráveis, Posters, brochuras e livros).


Será ainda valorizado conhecimentos em fotografia editorial, ilustração científica e desenho. Capacidades de empreendedorismo e gestão aplicada a eventos e projetos educativos. Línguas estrangeiras (Inglês); Capacidade de trabalho em equipa.

3 - A orientação científica do bolseiro ficará a cargo do Doutor Dinis Manuel Pereira.

4 - Os métodos de seleção a utilizar no presente concurso contemplam a avaliação curricular e, eventualmente, entrevista.

5 - Os requerimentos deverão ser acompanhados da seguinte documentação:
a) Curriculum vitae;
b) Cópia de certidão de habilitações académicas, com lista das avaliações obtidas;
c) Cópia do documento legal de identificação e cartão de contribuinte;
d) Cópias dos documentos comprovativos das qualificações, experiências profissionais e, eventualmente, portfólio;
e) Outros documentos que o candidato considere relevantes.

6 - A presente Bolsa comporta as seguintes condições:
a) Subsídio mensal no valor de 745€ (setecentos e quarenta e cinco euros) à qual acresce o seguro social voluntário por apresentação do comprovativo de pagamento;
b) Celebração de um contrato de bolsa com a duração 6 meses, eventualmente renovável;
c) O trabalho a desenvolver pelo bolseiro, no âmbito do projeto, compreende o desenvolvimento de modelos de comunicação para a promoção a sensibilização da sociedade para o valor do ambiente e a importância dos serviços dos ecossistemas, em particular de exposições temporárias, atividades de demonstração, produtos on-line e a principalmente a proposta de outros novos modelos de comunicação e de divulgação experimental.

7 - O júri responsável pela seleção dos candidatos será constituído por: Prof. Doutor Alfredo Borba, Prof. Doutor Eduardo Dias e o Doutor Dinis Pereira.

As candidaturas devem ser formalizadas através de requerimento e, deverão ser enviadas por correio eletrónico para eduardo.mf.dias@uac.pt.

O concurso encontra-se aberto no período de 06 a 10 de Junho de 2016.

8 - Esclarecimentos adicionais ou correspondência via e-mail poderão ser solicitados através da morada eletrónica: eduardo.mf.dias@uac.pt.



Abertura de Bolsa de Investigação (Licenciado)


1 - Concurso para recrutamento de um bolseiro de investigação no âmbito dos programas de promoção da Ciência e do conhecimento científico do Observatório do Ambiente de Angra do Heroísmo, sobre o tema “padrões de distribuição da Biodiversidade em áreas suburbanas e áreas rurais: inventário e cartografia de espécies raras e protegidas”, nas seguintes condições:

2 - Qualificações e requisitos exigidos:

- Formação superior (licenciatura) em Guias da Natureza, Gestão e conservação da natureza ou áreas afins.

- Experiência profissional e formação em: 1) flora e vegetação dos Açores; 2) Identificação de espécies; 3) Sistemas de informação geográfica, bases de dados outros programas de análise de dados em ecologia; 4) metodologias de recolha de dados de campo em ecologia e biomonitorização; 5) capacidades operativas de cartografia de campo e utilização de GPS.

Será ainda valorizado a participação em estudos de inventariação científica de espécies naturais, conhecimento dos ecossistemas e vegetação dos Açores e em especial da ilha Terceira; conhecimento de campo da ilha Terceira; prática de tratamento e análise de dados de inventários em laboratório; conhecimentos avançados em conservação da natureza; Carta de condução de ligueiros; Línguas estrageiras (Inglês); Capacidade de trabalho em equipa.

3 - A orientação científica do bolseiro ficará a cargo do Doutor Dinis Manuel Pereira.

4 - Os métodos de seleção a utilizar no presente concurso contemplam a avaliação curricular e, eventualmente, entrevista.

5 - Os requerimentos deverão ser acompanhados da seguinte documentação:

a) Curriculum vitae

b) Cópia de certidão de habilitações académicas, com lista das avaliações obtidas.

c) Cópia do documento legal de identificação e cartão de contribuinte

d) Cópias dos documentos comprovativos das qualificações, experiencias profissionais e, eventualmente, portfólio.

e) Outros documentos que o candidato considere relevantes.

6 - A presente Bolsa comporta as seguintes condições:

a) Subsídio mensal no valor de 745€ (setecentos e quarenta e cinco euros) à qual acresce o seguro social voluntário por apresentação do comprovativo de pagamento.

b) Celebração de um contrato de bolsa com a duração 3 meses, eventualmente renovável.

c) O trabalho a desenvolver pelo bolseiro, no âmbito do projeto, compreende a preparação de um plano de estudos e inventariação; a sua execução no terreno, com recolha de dados cartografáveis das espécies e habitats raros, em perigo e classificados, na metade oriental da ilha Terceira; identificação das espécies e compilação dos dados numa base de dados dedicada; montagem de um projeto em sistema de informação geográfico e a produção e análise de cartografia e padrões de distribuição.

7 - O júri responsável pela seleção dos candidatos será constituído por: Prof. Doutor Alfredo Borba, Prof. Doutor Eduardo Dias e o Doutor Dinis Pereira.

As candidaturas devem ser formalizadas através de requerimento e, deverão ser enviadas por correio eletrónico para eduardo.mf.dias@uac.pt. O concurso encontra-se aberto no período de 23 a 28 de Junho de 2016.

8 - Esclarecimentos adicionais ou correspondência via e-mail poderão ser solicitados através da morada eletrónica: eduardo.mf.dias@uac.