Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Objectivos da Exposição "Ecossistemas Naturais dos Açores"



No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade (2010), declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, surgiu o interesse do CCAH em realizar um projecto conducente à concepção e realização de uma exposição online sobre os serviços prestados pelos ecossistemas e biodiversidade dos Açores. Partindo desta ideia base pretende-se criar novas funcionalidades e transmitir um novo conceito, o que permitirá desenvolver uma visão inter-insular da diversidade dos Açores e dos serviços prestados pelos ecossistemas e contribuir para a valorização da identidade açoriana.

Os serviços prestados pelos ecossistemas, segundo a óptica do Millenium Ecosystem Assessment, dividem-se em quatro grupos: aprovisionamento, suporte, regulação e culturais. Os ecossistemas permitem aprovisionar recursos úteis para o Homem, tais como água, alimentos, madeira, combustíveis fósseis, etc.; asseguram o suporte dos próprios seres vivos, como a produção primária e a formação de solos; estabelecem a regulação climática aos níveis local e global e permitem ainda o lazer, recreação e valorização de aspectos estéticos e espirituais do Homem. Logo, a biodiversidade tem um papel fundamental na saúde desses mesmos ecossistemas; sem ela alguns ou a maioria desses serviços podem deixar de existir, desde benefícios para a saúde, protecção contra pragas (tampões ecológicos), alimentação, obtenção de matérias-primas e até mesmo efeitos psicológicos relativamente à própria identidade açoriana.

Pretende-se disponibilizar algum conhecimento académico sobre alguns ecossistemas açorianos mas também fomentar o desenvolvimento conjunto, em estreita articulação com as instituições de ensino, de instrumentos pedagógicos como forma de valorização destes conteúdos. A exposição incluirá ainda uma secção com fichas de trabalho, que poderão ser complementadas com trabalhos escolares de pesquisa sobre os temas em destaque através da aplicação do método científico de recolha, análise e processamento de dados, conduzindo a deduções e conclusões apoiadas na lógica e em critérios e métodos convencionados pela Ciência, sendo que estes trabalhos poderão posteriormente ser colocados na página, ficando disponíveis para consulta.

Não se pretende que esta exposição seja apenas uma divulgação estanque de ecossistemas, mas sim uma base de trabalho, uma ferramenta didáctica interactiva para as escolas, professores, educadores, grupos e também quaisquer outros interessados. Um dos objectivos deste projecto é que a quantidade e qualidade de conteúdos vá crescendo gradualmente e de forma conjunta, numa óptica de melhoria contínua e partilha de informação.




Funcionamento

A exposição online "Ecossitemas Naturais dos Açores" encontra-se disponivel na página principal deste site ou directamente através do endereço:
http://www.centrocienciaah.com/expo.htm

O visitante poderá conhecer os ecossistemas navegando de duas formas distintas:

Por via do Menu Lateral do lado esquerdo com acesso directo a cada um dos 11 tipos distintos de ecossistemas ou através da Ilha Virtual, com possibilidade de navegação, com uma com uma perspectiva conjunta dos ecossistemas. Os ecossistemas terrestres e marinhos foram agrupados consoante um sistema de cores a forma a auxiliar o utilizador na sua identificação. Aos terrestres foram atribuídas cores em tons de verde enquanto nos ecossistemas costeiros e marinhos tons de azul. Dentro de cada um foi atribuído uma cor específica correspondente a uma das cores características desse ecossistema, facilitando assim a sua memorização.

Cada ecossistema incluirá uma breve introdução, classificação e/ou caracterização consoante os casos, um tópico relativo às funções inerentes e ainda um tópico que aborda o estado de conservação actual e ameaças a esse tipo de ecossistema. Existirá uma galeria de imagens, uma secção de informações adicionais e finalmente uma secção de créditos. A listagem bibliográfica global será apresentada no separador “Créditos e Bibliografia”, na página principal da exposição. Associado a cada ecossistema encontra-se uma Galeria de Imagens através da qual são disponibilizadas fotografias diversas sobre elementos relacionados com o ecossistemas em causa.

Referir que estarão disponíveis versões simplificadas dos conteúdos nos separadores “Informações Adicionais” de cada ecossistema. Estas versões estarão disponíveis para download em formato Adobe pdf e destinam-se a alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico


Estrutura do Site

Para além da exposição online "Ecossitemas Naturais dos Açores" este site possui ainda diversos conteúdos acessiveis pelo menu de navegação horizontal através do qual o utilizador poderá ter acesso a conteúdos de apoio e a informações gerais sobre quer a própria exposição quer sobre o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo. Este menu é composto pelos seguintes separadores:

Centro de Ciência de Angra do Heroísmo - Contém informação sobre os diversos aspectos do Centro e das actividades realizadas ao longo do ano.

Objectivos da Exposição - Tem como finalidade enquadrar a exposição "Ecossitemas Naturais dos Açores" e explicar aos utilizadores a forma de funcionamento e funcionalidades da mesma, bem como de todo o site.

Créditos e Bibliografia - Separador destinado a incluir todos os autores e respectivos conteúdos que tornaram possivel a apresentação da exposição on-line "Ecossitemas Naturais dos Açores"

Conteúdos Científicos - Destina-se a incluir todo o tipo de conteúdos cientificos relacionados com os ecossitemas naturais dos Açores.

Material Pedagógico - Este separador incluirá duas secções: uma para disponibilização de fichas de trabalho e elementos didácticos relacionados com os ecossistemas e outra para publicação de trabalhos produzidos pelas escolas.

Parceiros e Links - O utilizador encontrará referências e ligações a grupos, parceiros e websites de referência no que concerne a ecossistemas e à biodiversidade açoriana.

Glossário - Ordenado de forma alfabética destina-se a explicar o significado de diversos termos referenciados ao longo desta exposição.