Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Centro de Ciência de Angra do Heroísmo



Centro de Ciência de Angra do Heroísmo (CCAH) está instalado no edifício do Observatório do Ambiente dos Açores, na antiga Casa do Peixe, em frente à Baía de Angra do Heroísmo. O CCAH resulta de uma parceria entre a Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações e a Associação para o Estudo do Ambiente Insular (AEAI). O espaço foi cedido à AEAI pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e posteriormente recuperado no âmbito do programa PRODESA. O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo pretende ser um espaço de divulgação científica e tecnológica para todas as idades.

A entrada é gratuita!


Horário:

Segundas-feiras e Sábados: das 9h00-16h00 e Terças a Sextas-feiras das 9h00-18h00. Encerrado aos Domingos e feriados.
CINET: Segundas-feiras e Sábados: das 9h30-15h30 e Terças a Sextas-feiras das 9h30-17h30 - Encerrado aos Domingos e feriados.


Contactos:

Estrada Gaspar Corte-Real - 9700-030 Angra do Heroísmo
Telefones: 295 217 845
Email: ccah.oaa@gmail.com
Blog: http://ccah-oaa.blogspot.com
Portal dos centros de ciência dos Açores: http://oaa.centrosciencia.azores.gov.pt
Observatório do Ambiente no SIARAM: http://siaram.azores.gov.pt/centros-interpretacao/observatorio-acores/_intro.html




Instalações

Área de exposição:

Área interactiva que conta com a recém-inaugurada exposição "Volta à Física em 60' ". 

Esta exposição foi concebida e executada pela Fábrica de Ciência Viva de Aveiro e conta com 14 módulos interactivos associados ao Laboratório. Utilizando estratégias «hands-on», «minds-on» e «hearts-on», esta exposição coloca o visitante num papel ativo e central. Evidencia vários tópicos e fenómenos da física, que ocorrem na Natureza, que estão de algum modo relacionados com o Clima, e também envolvidos na utilização de diversas tecnologias do dia-a-dia (motores, travões, geradores, aviões, forças armadas, etc.). Encontramos nesta exposição contempladas diferentes áreas da física como o electromagnetismo (indução electromagnética, bobines, travão magnético, campos magnéticos, energia eólica, etc.; ondas (Figuras de Chladni, modulação AM-FM*), mecânica (giroscópio, princípio de Bernouli); óptica (espelhos convexos, côncavos, difracção, ilusões de óptica e caleidoscópio humano) e finalmente a radiação (câmara térmica e condutividade térmica dos materiais *). 

Para visitas de escolas, por favor contactem-nos, através do email ccah.oaa@gmail.com.
Possui ainda uma pequena sala para conferências (mini auditório), projecções de filmes e documentários, com capacidade para 35 pessoas. 

Contamos ainda com um laboratório para atividades experimentais, com mais de 60 experiências (incluindo 30 kits portáteis) alusivas à biologia, física, química e geologia, cuja visita pode ser marcada por mail ou pelo telefone 295 217 845.


Sala Multimédia:

A sala está equipada com meios audiovisuais para a realização de cursos, ateliers, debates, exibição de filmes, videoconferências, etc. O CCAH realiza inúmeras actividades temporárias de acordo com o plano anual de actividades, desde exposições temporárias, exposições fotográficas, oficinas, bancadas com experiências e actividades temáticas, projecção de documentários e apresentações, entre outras.


Espaço de acesso à internet (CIência na interNET - CINET):

O CINET dispõe de 4 computadores para consulta na internet e de informação relacionada com Ciência e Tecnologia. Aqui também se realizam cursos de informática para séniores (INFOSENIOR), workshops e demonstrações de programas informáticos para diferentes faixas etárias.

Disponibilizamos rede WIRELESS quer no interior quer no exterior do edifício.



Fotos das Instalações


Área principal: Exposição "Volta à Física em 60' " (clique para aumentar)

Sala multimédia


CINET - Ciência na internet




Laboratório e Sala de Projeções

(Clique para aumentar)
(Clique para aumentar)



Mais informação CCAH

Pode consultar/fazer download do nosso panfletob> aqui

Relativamente às marcações para o laboratório, pode consultar b>aqui uma listagem das experiências e kits disponíveis e aqui um documento com a oferta científica do laboratório do CCAH.
 
(mínimo grupos de 5 pessoas, máximo 20).